Catálogo Produtos COMPETE + QREN + UE

Conforto - substantivo masculino
comodidade; bem-estar; auxílio; consolação; conchego
(Do lat. confortare)

Ultimação

A ultimação reveste-se de uma importância vital no subsector dos lanifícios dado que possibilita a transformação de telas secas em artigos de toque extremamente macio e aspecto apelativo. As máquinas que incorporam a secção de ultimação, outrora de aspecto rude, revelam, actualmente, um elevado apuro tecnológico.

Esta secção é constituída por duas componentes distintas:


- o sector "húmido", composto essencialmente por lavadeiras e batanos onde se inicia o tratamento dos tecidos em "xerga", limpando-os e tratando-os de modo a que comecem a adquirir o aspecto final;
- o sector "seco" que além de outras máquinas integra linhas de percha/tesoura, onde são criados acabamentos especiais, puxando para fora do tecido as finíssimas fibras de lã, linhas de estabilização dimensional ou tratamento táctil.


Na fase de ultimação, a sensibilidade e experiência do operador assume-se como um factor fundamental para a obtenção de produtos de elevada qualidade.

Esta afirmação justifica-se pelo facto de a Albano Morgado, SA considerar que não existe nenhuma máquina, por muito evoluída que seja, que substitua o "feeling" de uma mão treinada que permite concluir que, nesta ou naquela operação, o tempo, ou qualquer outra variável, tem que ser diferente do estabelecido à priori, mercê de um comportamento atípico da lã que, sendo uma matéria prima "viva", nem sempre se comporta conforme a descrição feita nos manuais.

Nas diferentes etapas do processo produtivo da empresa procede-se a um rigoroso controlo da qualidade.

 

« voltar